MML Robot Cube

Robótica Educacional Cognitiva

“Lógica de Programação Através da Robótica Educacional Cognitiva” é um conceito de ensinar programação através da construção de um Robô que seja único e que tenha envolvimento com o seu mestre.

Diferente das dinâmicas de ensino convencionais que ensinam conceitos de programação através de exemplos desconectados da realidade do aluno e sem propósitos claros, com a Robótica Educacional Cognitiva o aluno determina a funcionalidade do seu Robô e cria uma mediação estrutural e com sentimento de propriedade (meu Robot Cube).

A ideia é alterar o nível de motivação e dar foco na realização de um projeto, mas indiretamente o aluno estará aprendendo conceitos de Programação e Robótica.

Pensando nisso criamos um projeto denominado Robot Cube que foi inspirado no Tamagotchi dos anos 90. A sua versão têm funcionalidades relativas a Sentimentos, Estados e Ações.

 

Para reduzir a complexidade dos primeiros passos no aprendizado de lógica de programação criamos uma biblioteca denominada “Robotica_Cognitiva” que funciona no ambiente de programação do Arduino.

A linguagem é um C customizado para Arduino associado com a biblioteca “Robotica_Cognitiva”. Para quem está aprendendo pode, como mencionado, em um primeiro estágio se limitar a biblioteca, mas depois qualquer código que funcionada para Arduino vai funcionar no Robot Cube. O mapa conceitual abaixo apresenta os comando da biblioteca.

 

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