A intensidade com que os avanços tecnológicos tem se concretizando desde o início do Séc.XXI nos trás a necessidade de resinificar muitos valores da sociedade em diversos aspectos.

Alguns estudos mostram que nos próximos anos muitas profissões deixaram de existir e outras novas surgiram para atender a demanda dos indivíduos, organizações e mercado.

A consultoria Ernst & Young vem realizando diversas análises, divulgadas em seu portal (www.ey.com) que afirmam que em aproximadamente dez anos um em cada três postos de trabalho serão substituídos pelo que chamamos de tecnologia inteligente. Pois o mundo digital apresenta uma abundância de oportunidades. Ainda de acordo com essas análises a maior demanda é por carreiras que lidem diretamente com tecnologia de ponta, como designer especializado em impressão 3D e designer de realidade virtual.

Neste contexto, percebemos que para se ter adultos preparados para o mercado de trabalho e para vida futura é necessário que se construa uma educação para o futuro, com conteúdo, dinâmicas e métodos educacionais que valorizem as aptidões e habilidades da criança e do adolescente, que também os familiarize com conceitos e práticas tecnológicas para a construção das suas respectivas carreiras no futuro.

Neste contexto, o Mini Maker Lab surge com uma iniciativa de oferecer à comunidade, uma proposta de aprendizagem baseada  na resolução de problemas do mundo  real, apresentando uma estrutura de mini laboratório que se propõe estimular a aprendizagem por meio da realização de atividades lúdicas, aliadas a situações do cotidiano.