Robótica Educacional e sua realidade
Hoje a tecnologia desempenha um papel fundamental em nossas vidas. Sendo utilizada em inúmeras ocasiões, mas sabemos muito pouco sobre seu funcionamento e quais são os processos por trás da sua criação. A robótica educacional, está cada vez mais presente desde cedo no ensino da escola primária até o ensino universitário, alterando essa realidade. Para que tenhamos no futuro a possibilidade e liberdade de criar, modificar e projetar ferramentas nas mais diversas áreas, é necessário que eles deixemos de ser usuários e nos tornemos, também, criadores.
Construir é a melhor maneira de aprender!
Hoje, diversas tecnologias avançadas podem ser utilizadas como resposta as necessidades educacionais do ensino secundário. O Arduíno é um exemplo disso, sendo um ecossistema aberto que combina hardware e software para a criação de objetos interativos. Com o arduíno, podemos realizar tarefas mais complexas, além de ser um recurso educacional desenvolvido por uma comunidade global em crescente expansão, inspirada na filosofia da cultura livre e do conhecimento compartilhado. Sua influência chegou a tal ponto que contribuiu para a origem do Movimento Maker, uma extensão da cultura do Do It Yourself (ou “Faça você mesmo”), centrada sobretudo na impressão 3D, na robótica e na eletrônica.
Por onde começar?
Muita gente se pergunta por onde começar para fazer parte do famoso Movimento Maker envolvendo a robótica e a eletrônica. Sabemos que na maioria das vezes as pessoas não encontram respostas para essa pergunta. A verdade é que muita gente acaba vendo tudo isso como um gigantesco bicho de 7 cabeças e no intuito de responder essa pergunta surge o Mini Maker Lab, que garante a inserção de todos que utilizarem os produtos no movimento maker e no mundo tecnológico.